O Curriculum Vitae constitui o primeiro elemento que um empregador tem sobre o candidato. É através da apreciação do curriculum, que o empregador fica com uma primeira idéia sobre o perfil do candidato, permitindo avaliar se preenche alguns dos requisitos e se deverá proceder para uma entrevista.

Um curriculum bem elaborado permite dar uma boa impressão a seu respeito. Ele deve ser bem redigido, ter uma apresentação cuidada e descrever de forma breve, porém objetiva as suas habilitações e experiências profissionais.

1) Cabeçalho ou Topo

No topo do curriculum devem aparecer suas informações pessoais: nome completo, estado civil, idade, endereço completo e, principalmente, seus dados de contato. Acredite, muitas pessoas esquecem de colocar seu telefone e e-mail atualizados, são selecionadas e perdem assim a oportunidade de uma entrevista. Número da carteira de identidade, CPF, Documento Militar e outros documentos ficam de fora.

Nome, Endereço, Telefone, e-mail, etc

2) Objetivo

O segundo tópico do seu curriculum vitae descreve a que vaga ou oportunidade você tem interesse em concorrer.

Cargo de Analista de Sistema

3) Formação

Descreva nesta sessão sua formação acadêmica. Inclua apenas dados relevantes, porém atuais. Nenhum profissional de seleção deseja saber aonde você cursou seu pré-primário.

Pós- Graduado em Recursos Humanos. UCAM, conclusão em 2006.

Graduado em Administração de Empresas. UCAM, conclusão em 2003.

4) Experiência Profissional

Nesta sessão você deve listar suas experiências profissionais mais importantes. A maneira mais utilizada é listá-las em ordem inversa, ou seja, as mais recentes, primeiro. Informe o período em que esteve empregado, o nome da empresa, o cargo exercido, as principais atividades e possíveis resultados destacáveis obtidos.

Castro & Silva Consultoria-2006-2008

Cargo: Analista Financeiro Principais

Atividades: Análise Técnica de Balanço Patrimonial, Análise de Custo de  Oportunidade, Análise de Estudos de Mercado. Responsável pelo projeto e implantação de processos pertinentes a área.

5) Qualificações e Atividades Profissionais

Aproveite este trecho do currículo para informar cursos que tenha concluído (que sejam relevantes para a vaga almejada) e outras qualificações obtidas ao longo de sua carreira.

Inglês-fluente (Number One, 7 anos, conclusão em 2004) Experiência no exterior- (residiu em Londres durante 6 meses.2005)

6) Informações Adicionais

Utilize esta sessão opcionalmente para informar quaisquer outros dados que julgue significativos para a vaga.

Premiado com o título de aluno destaque da graduação- Menção Honrosa .2002 Disponibilidade para mudança de cidade ou estado.